Informação sobre gripe, causas, sintomas e tratamento da gripe, com diagnóstico de gripe sazonal, gripe das aves, gripe A e outras, diferenciando-as do resfriado e identificando as formas de transmissão e cuidados a ter para a sua prevenção.


quarta-feira, 20 de junho de 2012

Prevenção da gripe sazonal

O método mais eficaz de se proteger contra a gripe sazonal é a vacinação. Deste modo, o risco de doença pelo vírus da gripe é menor e o perigo de eventuais complicações associado aos grupos de risco* é consideravelmente reduzido. A vacina da gripe está recomendada para todas as pessoas que pertençam a grupos de risco bem como todos os que não querem adoecer com gripe. A vacinação é possível a partir dos seis meses de idade. Uma vez que a vacina é adaptada todos em anos aos vírus que estão em circulação, a vacinação contra a gripe deve ser repetida anualmente antes da periodo invernoso.
Uma alimentação equilibrada, a prática regular de exercício e um descanso adequado são factores essenciais à manutenção da saúde em qualquer idade e ajudam o organismo a defender-se contra as infecções e outras doenças. No entanto, não são por si só suficientes para protecção contra a gripe.

Medidas de higiene

As seguintes medidas de carácter geral ajudam a reduzir a transmissibilidade dos agentes patogénicos:
  • Lavar as mãos bem e com regularidade, usando água e sabão.
  • Quando espirrar ou tossir deve sempre que possível usar-se um lenço ou colocar a mão em frente à boca. Seguidamente, lavar bem as mãos usando água e sabão.
  • Utilizar lenços descartáveis de papel e deitá-los no balde do lixo.
  • Se sofrer dos sintomas acima descritos, deve reduzir ao máximo o contacto com outras pessoas, por exemplo, ficando em casa.
Índice dos artigos relativos a Gripe