Informação sobre gripe, causas, sintomas e tratamento da gripe, com diagnóstico de gripe sazonal, gripe das aves, gripe A e outras, diferenciando-as do resfriado e identificando as formas de transmissão e cuidados a ter para a sua prevenção.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gripe em crianças

Pais devem ficar atentos a sintomas como febre alta, dores no corpo e mal estar geral.
As crianças são mais vulneráveis à gripe do que os adultos. No frio, três em cada 10 são acometidas por um dos três tipos do vírus Influenza (A, B ou C), causador do problema, enquanto nos adultos a proporção é de um em cada 10. A  doença pode representar riscos se não for tratada logo no início. Uma simples gripe pode evoluir para pneumonias, sinusites, encefalites e até miocardites, uma inflamação no coração.
Os pais devem estar atentos à variação de temperaturas abruptas, que pode ser uma das causas da doença. Essa, aliás, é uma das principais diferenças entre a gripe e o resfriado, que, embora também seja causado por vírus, é bem mais brando e não provoca tantas complicações à saúde. “A confusão pode acarretar numa demora para iniciar o tratamento e num sofrimento ainda maior às crianças. Mas os sintomas da gripe são súbitos e bem mais intensos – febre alta, dores no corpo, mal-estar geral, tosse e, às vezes, dor na garganta”.
Para afastar a possibilidade de outras complicações derivadas da gripe, como a pneumonia, é necessário administrar um tratamento adequado, logo no início da infecção.
Uma das doenças mais comuns no inverno, a gripe é uma infecção que precisa ser tratada com medicamentos a base de fosfato de oseltamivir. Aos primeiros sinais, os pais devem levar o filho ao pediatra, evitando dar remédios sem prescrição. O diagnóstico pode ser feito a partir de um teste rápido com a saliva. O outro grande problema é que, no caso das crianças, o vírus se espalha de forma facilitada, uma vez que elas convivem em grupos nas escolas e creches. A incidência do vírus da gripe em crianças em idade escolar pode chegar a 75%.
Índice dos artigos relativos a Gripe