Informação sobre gripe, causas, sintomas e tratamento da gripe, com diagnóstico de gripe sazonal, gripe das aves, gripe A e outras, diferenciando-as do resfriado e identificando as formas de transmissão e cuidados a ter para a sua prevenção.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gripe das aves

A gripe das aves, também chamada peste aviária clássica, é uma epizootia (epidemia animal) altamente contagiosa.
Pode ser causada por uma grande diversidade de vírus da gripe. A estirpe mais conhecida do vírus da gripe das aves, a H5N1, é perigosa para diversos tipos de aves: galinhas, perus, patos, gansos, etc., sobretudo as aves que vivem junto à água. A transmissão do vírus da gripe das aves ao Homem é rara e é apenas possível em caso de contacto muito próximo com pássaros e aves de capoeira infectados (penas, secreções, fezes). A carne cozinhada ou grelhada não oferece, no entanto, qualquer perigo.
Em algumas regiões do mundo, especialmente na Ásia, algumas centenas de pessoas contraíram o vírus da gripe das aves desde 2003, sendo que sensivelmente metade veio a falecer da doença. Os primeiros sintomas são semelhantes aos da gripe sazonal, no entanto apresentando maiores dificuldades respiratórias e falta de ar.
Índice dos artigos relativos a Gripe