Informação sobre gripe, causas, sintomas e tratamento da gripe, com diagnóstico de gripe sazonal, gripe das aves, gripe A e outras, diferenciando-as do resfriado e identificando as formas de transmissão e cuidados a ter para a sua prevenção.


quinta-feira, 21 de junho de 2012

Gripe pandémica

Por gripe pandémica entende-se uma acumulação maciça à escala mundial de doenças gripais. Uma pandemia de gripe caracteriza-se pelo facto de a doença ser causada por um novo vírus de gripe, contra o qual o Homem não possui imunidade e que, contrariamente à gripe das aves, se transmite facilmente de pessoa para pessoa. A doença propaga-se rapidamente e pode conduzir a um grande número de doenças graves.
Já existiram diversas pandemias deste tipo no passado. A mais conhecida é a Gripe Espanhola que, em 1918, ceifou entre 20 a 40 milhões de vidas humanas em todo o mundo.
É provável que, no futuro, volte a ocorrer uma gripe pandémica.
Só não se sabe onde e quando é que a próxima irá começar.

Possíveis sintomas e respectivo tratamento:
  • Os sintomas não são conhecidos em detalhe, uma vez que o vírus da gripe pandémica não existe actualmente.
  • Os sintomas deverão ser semelhantes aos da gripe sazonal, no entanto com maior gravidade.
  • O período de tempo entre o contágio e o aparecimento dos primeiros sintomas dura, provavelmente entre algumas horas e alguns dias.
Através do uso de medicamentos antivirais, a evolução da doença pode ser atenuada e a transmissão do vírus pode ser reduzida. Em caso de pandemia, as autoridades competentes garantirão o fornecimento de medicamentos antivirais.
Índice dos artigos relativos a Gripe